Comissão do Senado aprova RenovaBio

December 12, 2017

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou hoje (12) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 160/2017, que cria a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). De acordo com a Agência Senado, a proposta seguirá agora com urgência para análise do Plenário e se passar sem alterações será levado à sanção presidencial projeto é visto com bons olhos pelos principais nomes do setor, já que uma de suas diretrizes é reconhecer o papel estratégico dos biocombustíveis na matriz de energia nacional, tanto para a segurança energética quanto para redução de emissões de gases causadores do efeito estufa.

O texto propõe ainda a utilização de créditos de descarbonização, concedidos a produtoras de biocombustível de acordo com a proporção de energia limpa por elas produzida.

No relatório, favorável ao texto, o relator na CAE, senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), afirmou que o Brasil é o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis, tendo gerado 27 bilhões de litros de etanol e 4,2 bilhões de litros de biodiesel em 2017. Apesar desses números, destacou o senador, “o Brasil nunca possuiu uma política específica para todos os biocombustíveis, de maneira conjunta. Tampouco foram criadas as bases para o desenvolvimento sustentado dessa atividade”,

disse em nota. (UNIVERSOAGRO)

Please reload

Encontrou algum problema no site? Nos explique melhor aqui.