Manejo eficiente das lavouras contribui para produção recorde de café no Brasil

October 23, 2018

Neste ano, o Brasil deve bater o recorde de produção de café. A estimativa é que nesta safra sejam colhidas cerca de 59,9 milhões de sacas (de 60 quilos) segundo a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento. A produtividade aumentou 33% em relação ao ciclo anterior, com a média de 32,17 scs/ha. Além da bienalidade positiva, as condições climáticas e a melhoria do pacote tecnológico nas lavouras impulsionaram o crescimento da produtividade do país. 

 

Para alcançar bons resultados nos cafezais, o agricultor deve estar atento ao monitoramento e manejo integrado de pragas e doenças. O controle da ferrugem é considerado um dos principais desafios para o desenvolvimento da cultura. O fungo pode causar danos de até 50% na produção do café, caso o controle não seja feito corretamente.

 

Outro ponto de atenção é a incidência da mancha-de-phoma. A doença, dependendo do nível de infestação, pode reduzir a produtividade em até a 20%, causando a perda de peso do grão.

 

A BASF apresentará ferramentas importantes para o controle das principais doenças nos cafezais durante o 44º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, organizado pela Fundação Procafé. O evento, que ocorrerá na cidade de Franca (SP), de 23 a 26 de outubro, discutirá novidades tecnológicas para o setor, resultados de pesquisas e inovações da cafeicultura.

 

“A BASF busca auxiliar os cafeicultores com as melhores práticas de manejo para aumentar a rentabilidade e longevidade da sua produção. As ocorrências prematuras ocasionadas por doenças nas gemas podem ocasionar a perda completa da floração. Por isso, um bom controle, com um eficiente pacote tecnológico e uma boa resposta de tratamento são imprescindíveis para alcançar altos níveis de produtividade”, alerta Stael Prata, gerente de Marketing de Café da BASF.

 

Para o período da floração, a BASF possui os fungicidas Cantus®, responsável por inibir a infecção e crescimento dos fungos e Orkestra®SC, eficiente no controle do complexo de doenças nas lavouras de café, garantindo uma boa florada.

 

Para o controle de ferrugem, a BASF oferece fungicidas altamente eficientes que também auxiliam o incremento de produtividade e qualidade dos grãos: o Opera®, que garante excelência no controle de ferrugem e o Comet®, indicado para impedir a propagação da cercosporiose.

 

Para próxima safra, em ano de bienalidade negativa, o produtor também deve ficar atento à incidência da broca-do-café. Por isso, a BASF apresentará no evento o inseticida Verismo®. A solução oferece um novo princípio ativo com alta eficiência, superior a 80%.

Prezado jornalista, favor contatar a BASF, por meio de sua área da Comunicação Corporativa, em caso de informações sobre os produtos e sua correta aplicação. Uso exclusivamente agrícola. Aplique somente as doses recomendadas. Descarte corretamente as embalagens e restos de produtos. Incluir outros métodos de controle do programa do Manejo Integrado de Pragas (MIP) quando disponíveis e apropriados. Os produtos Cantus®, Opera®, Orkestra® SC, Comet® e  Verismo®. estão devidamente registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sob os números: 07503, 08601, 08813, 08801 e 18817.

 

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.

 

Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF

 

Com uma população em rápido crescimento, o mundo está cada vez mais dependente da nossa capacidade de desenvolver e manter uma agricultura sustentável e ambientes saudáveis. Trabalhando com agricultores, profissionais da agricultura, especialistas no controle de doenças, insetos, plantas daninhas e outras pragas, é o nosso papel ajudar a tornar isso possível. É por isso que investimos em P&D e em um amplo portfólio, que inclui sementes e traits, proteção química e biológica de cultivos, manejo do solo, saúde das plantas, controle de pragas urbanas e rurais, além de soluções digitais. Com equipes de especialistas em nossos laboratórios, fábricas, escritórios e campo, nós conectamos pensamentos inovadores com a realidade para criar soluções que funcionam na prática para os agricultores, a sociedade e o ambiente. Em 2017, nossa divisão gerou vendas de € 5,7 bilhões. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com/br/pt ou em qualquer um dos nossos canais de mídia social.             

                              

Sobre a BASF

 

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 114 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás.

 

A BASF gerou vendas de mais de € 58 bilhões em 2016. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

Please reload

Encontrou algum problema no site? Nos explique melhor aqui.