Exclusiva: 26ª Agrishow traz reconhecimento mundial para o interior paulista

Por Fábio Palaveri,

 

A região sudeste brasileira é a que mais contribui com o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Caracterizada por ser o território mais desenvolvido do país, e apesar de possuir uma área menor que o norte, nordeste e centro-oeste, o setor do agronegócio sempre foi visto com bons olhos por todos aqueles que apostam no avanço econômico do Brasil.

 

Com isso, é possível dizer que não há melhor lugar no país para fazer um evento que reúne todas as frentes do setor que mantém o Brasil de pé. A Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação) faz com que o interior paulista se torne um palco onde o mundo todo possa mostrar sobre ele aquilo que tem de melhor para oferecer em relação ao universo agro.

 

Há 25 anos Ribeirão Preto passou a ser a maior referência no agronegócio do país. Atualmente a Agrishow é a maior feira de tecnologia agrícola do mundo, não apenas por uma questão geográfica, afinal são mais de 520 mil metros quadrados de área, mas sim pela quantidade de expositores e visitantes que o evento consegue reunir todos os anos, fazendo este número crescer gradativamente ao longo de suas edições.

 

Tradicionalmente feita na última semana de abril, estima-se que esse ano a feira reuniu mais de 159 mil visitantes e mais de 800 marcas em exposição. Além de unir em um só lugar o que há de mais novo no ramo da tecnologia agrícola, o evento movimenta todos os anos um valor astronômico para produtores, expositores, compradores, entre outros. Na edição do ano passado, a Agrishow bateu mais um recorde e atingiu a marca de 2,7 bilhões de reais em sua movimentação, número que até então é o maior da história da feira, cerca de 23% a mais que a edição de 2017.

 

Esse número é o resultado do impacto causado em toda a região de Ribeirão Preto. Segundo o presidente da Abimaq, João Carlos Marchesan, cerca de cinco mil vagas de empregos são geradas todo ano apenas para o trabalho realizado dentro da feira. O resultado se torna ainda melhor, pois o fluxo de pessoas no interior paulista no período pré, durante e pós feira, aumenta cerca de quatro vezes mais.

 

Esse crescimento temporário se torna um aumento no número de consumidores de todas as áreas do comércio, sendo estas ligadas diretamente ou indiretamente ao setor do agronegócio. “Hoje em um raio de 150 quilômetros ao redor de Ribeirão Preto os hotéis estão todos lotados, ou seja, ganha a região toda, principalmente Ribeirão”, conclui o presidente da Abimaq, uma das principais empresas organizadoras da feira.

São pequenos, médios e grandes produtores de cerca de 83 países diferentes, o que aproxima a Agrishow ainda mais de um cenário mundial, uma vez que mais de 30 idiomas são compartilhados em um único ambiente, tornando a comunicação mais complexa e essencial para o desenvolvimento de projetos que garantem o sucesso da feira.

 

Essa combinação fortalece o agronegócio do país no mercado internacional, aproximando grandes representantes e deixando mais forte este pilar que sustenta o Brasil, que passa por uma grande crise econômica. “Nós estamos em um momento em que não podemos deixar questões influenciarem o agronegócio. O Brasil é um país friendly, que negocia com todas as nações, e é muito importante ressaltar isso, para que nenhuma ação prejudique o agronegócio”, conclui Maurílio Biagi, presidente de honra da Agrishow 2019.

 

Um dos principais temas discutidos na feira é a questão da agricultura digital 4.0, que resulta de um conjunto de tecnologias digitais de ponta integradas e conectadas simultaneamente através de softwares, sistemas e equipamentos capazes de otimizar a produção agrícola, em todas as etapas. Drones, GPS’s, Sensores, SIG (sistema de informação geográfica), entre outros mais novos produtos de tecnologia agrícola estarão em exposição na feira.

 

Esses novos métodos de produção inteligente garantem ao produtor mais benefícios, do plantio à colheita. São aparelhos que oferecem um aumento na produtividade, redução de desperdícios, monitoramento das operações agrícolas, garantia de segurança da plantação, e tudo isso conectado aos smartphones, que ganham cada vez mais espaço e importância no universo agro.

 

A edição de 2019 traz também três novas atrações para os visitantes, a Arena de Inovação, um espaço com foco nas startups do agronegócio e voltado para a conectividade no campo; o Lounge Jurídico para resolver dúvidas legais e a Arena do Produtor Artesanal, que reunirá produtores de café, doces, embutidos, cachaça, entre outros.

 

A 26ª edição da Agrishow já é mais um sucesso de Ribeirão Preto e região. Desde 1994, esse evento mudou a forma de analisarmos a importância e a grandiosidade do universo do agronegócio. “A Agrishow 2019 está trazendo novidades, assim como deverá trazer em 2020 e 2021. Esse é o propósito da feira, mostrar ao mundo agro o que tem de novo, mais moderno e mais produtivo”, conclui Francisco Matturro, presidente da Agrishow 2019.

 

 


 

Please reload

Encontrou algum problema no site? Nos explique melhor aqui.