Agroconsult eleva projeção de produção de milho do Brasil em 2018/19 para 100,4 mi t

May 31, 2019

 O Brasil deverá colher 100,4 milhões de toneladas de milho na temporada 2018/19, estimou nesta sexta-feira a Agroconsult, que elevou sua projeção em quase 2 milhões de toneladas, à medida que a expedição técnica organizada pela consultoria, Rally da Safra, percorre as principais regiões produtoras país.

 

O aumento da projeção ocorre em meio a boas condições climáticas para a segunda safra de milho, a maior do país, cuja colheita já está se desenvolvendo.

 

 A segunda safra foi estimada pela Agroconsult em um recorde de 74,2 milhões de toneladas do cereal, ante 72,3 mi t na previsão anterior, divulgada no início de maio.

 

"O excelente calendário sustenta boas expectativas para a safrinha. Nas principais regiões produtoras, as lavouras estão em excelentes condições", disse o coordenador do Rally da Safra e sócio analista da Agroconsult, André Debastiani, em nota.

 

"O bom nível de investimento nas lavouras e o prolongamento da temporada de chuva faz com que as condições das lavouras de milho safrinha estejam muito boas, acrescentou ele, lembrando que a "maior preocupação agora gira em torno das chuvas na colheita que podem gerar perdas de qualidade".

 

Pesquisa da Reuters divulgada na semana passada, que considerou 11 especialistas, incluindo o número anterior da Agroconsult, apontou uma produção brasileira de 97,5 milhões de toneladas, ligeiramente abaixo do recorde de 97,8 milhões visto há dois anos pelo governo do país.

 

O volume estimado pela Agroconsult para a segunda safra é 38% acima da temporada passada, quando houve quebra no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Com isso, o Brasil colheu ao todo na temporada passada 81 milhões de toneladas.

Além de boas produtividades, houve aumento de 7 por cento na área plantada da safrinha, para 12,3 milhões hectares.

 

Roberto Samora

Please reload

Encontrou algum problema no site? Nos explique melhor aqui.